domingo, 19 de maio de 2013

São Paulo x Bayern, Flamengo x Real Madrid, Atlético MG x Barcelona, Corinthians x Manchester Untd: pode estar perto de acontecer.

Está na hora de começar a enfrentar os europeus. Os campeonatos que os times brasileiros participam não são mais suficientes. Os principais estaduais estão perdendo importância, a Copa do Brasil é entediante e a Libertadores está perdendo cada vez mais qualidade técnica, na medida em que os times dos demais países sul-americanos perdem força. O mundo do futebol mudou muito nos últimos 20 anos e agora nossas competições precisam se aperfeiçoar.

Sendo assim, considero enfrentar os europeus vital para os times brasileiros crescerem e também criarem exposição e desafios suficientes para manter os bons jogadores em nossos campeonatos. Pois, a exemplo do Neymar, os grandes jogadores saem daqui não só pelo dinheiro imediato, mas também pela perspectiva de carreira.

Nesse sentido, São Paulo saiu na frente ao confirmar o confronto contra o Bayern, pela Audio Cup, enquanto os demais confrontos desse título podem se concretizar em um futuro não muito distante, já que os grandes clubes brasileiros agora buscam internacionalizar suas marcas.

Mas se contentar com jogos amistosos pontuais no exterior é muito pouco. Precisamos criar um campeonato de times brasileiros contra os grandes europeus. E aproveitar que agora o Brasil possui estádios de nível internacional para fazer isso. Trazer também esses times para fazerem suas pré e inter-temporadas aqui no Brasil. Ora, se a copa das confederações e do mundo de 2014 já caminham para bater records de vendas, esses times podem faturar mais aqui do que indo para a China ou Oriente Médio também.

Só sei que o futebol brasileiro no momento está alienado do mundo. Precisamos nos transformar, assim como ocorreu com o campeonato alemão nos últimos anos. Somos o país do futebol e temos como fazer isso. Agora resta ficar torcendo para que os times de visão se unam nesse sentido. Hoje, me parece que as administrações mais capacitadas para isso são as do Flamengo, Corinthians e Internacional. Espero que se juntem com os demais para mudar essa situação.

Sei que temos estádios de ponta e capacidade de poder financeiro para manter os bons jogadores e voltarmos a termos os melhores times do mundo. Assim como o Santos de Pelé, o Flamengo do Zico, o Palmeiras de Rivaldo e Roberto Carlos, o Vasco de Romário e Edmundo e etc. O que está faltando mesmo é empreendedorismo dos nossos times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário